“A segunda ocupação mais demandada é a de operador de telemarketing, representando 12,74% do total de anúncios e em números absolutos 4.369. São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os estados que mais procuram o operador de telemarketing”. - Senac
A citação acima se refere a uma matéria produzidas pelo Senac sobre os anúncios de empregos em jornais. Ela reflete uma tendência mundial de mercado: o crescimento do terceiro setor. Este fenômeno faz com que as profissões do setor de serviço tenham uma demanda muito maior que as demais no mercado de trabalho.
A atividade já viveu seu momento de maior explosão com o surgimento do Call Center, o atendimento telefônico, mas não para de crescer.
O mercado de trabalho está cada vez mais em busca de profissionais para prestar um melhor atendimento, transformar o relacionamento mais duradouro. Para o cliente a comunicação eficaz pode se transformar na sensação de gratificação e na tão sonhada fidelização.
– jornal A Tarde
O número de Call Centers tem aumentado devido à necessidade das empresas de se relacionar com os seus clientes. O atendimento por telefone permitiu maior agilidade no atendimento e maior economia uma vez que os processos foram otimizados.
O Call Center não se resumiu a um centro de ligações, se transformou no setor ao qual se centraliza um ou mais atendimentos dos mais diversos possíveis: SAC’s, cobrança, vendas, pesquisa, arrecadação de fundos para instituições de caridade entre muitos outros.
Mercado de trabalho
É surpreendente o crescimento do telemarketing no Brasil. Somente nos três últimos anos este setor alcançou 235% de crescimento, tornando-se um dos maiores empregadores do país.
Sua expansão, conseqüentemente, oferece ao mercado uma enorme oferta de novos empregos e acredita-se que até o final de 2004 serão mais de 555.000 empregos diretos.